Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

sábado, 23 de junho de 2007

Final Four de Iniciados de Hóquei Patins

Começou esta sexta-feira a FINAL FOUR de Iniciados de Hóquei Patins .
O Grupo Desportivo de Sesimbra começou com o pé esquerdo, esta final four ao ser goleado pela poderosa equipa do F.C.Porto por 6-1

Resultados da 1º Jornada
Sesimbra-Porto 1-6
Benfica-Famalicense2-0

dia 23/06 a 2ª jornada
Porto-Benfica
Sesimbra-Famalicense

17ª Jornada do Camp. Nac. Hóquei Patins

Na Zona Sul A, a equipa do Sport Alenquer e Benfica cumpriu o seu dever, vencendo a partida, onde beneficiará do facto de quarta-feira, o segundo e terceiro classificado, Cascais e Oeiras, respectivamente, jogarem entre si em Cascais, que, em caso de vitória do Cascais, o Oeiras fica arredado da subida de divisão, restando saber quem irá a playoff de subida e quem irá discutir o título de campeão nacional com o H. C. Braga
Na zona Norte B, o Académico e o Infante de Sagres venceram as suas partidas, deixando para a última jornada a decisão da descida.
De recordar que o Académico leva três pontos de avanço sobre o Infante de Sagres, embora a vantagem no confronto directo seja favorável ao Infante Na zona Sul B, como já dissemos, já estava tudo decidido quanto à descida de divisão
Os resultados foram os seguintes:
Zona Norte A
Marinhense-Espinho: 3-4
Nortecoope-Carvalhos: 3-2
Zona Sul A
Boliqueime-Alenquer: 1-2
Sesimbra-Nafarros: 3-3
Entroncamento-Marítimo: 5-5
Santa Clara-Tomar: 1-6
Zona Norte B
Infante de Sagres-Mealhada: 4-1
Biblioteca-Taipense: 3-3
Académico-Académica: 6-3
Zona Sul B
Vasco da Gama-Parede: 2-6
Algés-Estremoz: 6-5
Turquel-Amadora: 13-3
Juventude Azeitonense-Estreito: 6-10.

Novas regras no acesso às praias da Arrábida

A circulação do trânsito no troço da Estrada Nacional 379-1, que liga o Outão ao Portinho da Arrábida, e que constitui o único acesso às praias da Arrábida, vai passar a processar-se segundo novas regras já a partir da próxima segunda-feira. Rui Higino, vereador do Trânsito da Câmara Municipal de Setúbal, revela que para testar as novas regras "vai ser feito um teste surpresa", em plena época alta, "em que durante um dia a circulação será livre".
Nesse dia, a GNR permitirá a livre circulação nos dois sentidos da referida estrada, facto que possibilitará avaliar a forma como se comportam os automobilistas, os fluxos de trânsito e o modo como se vai processar o estacionamento.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

As Marchas não serão no Estádio do Bonfim

Devido aos trabalhos de recuperação e plantação de um novo relvado no Estádio do Bonfim, as Marchas Populares não irão este ano, ao contrário do que é habitual, desfilar nas instalações do VFC.
A cerimónia de entrega de prémios das Marchas Populares, no dia 23 de Junho, realiza-se no Campo da Bela Vista, do Comércio & Indústria, a partir das 22 horas, e não no Estádio do Bonfim, como inicialmente previsto, em virtude das obras de colocação de um novo relvado

Etiquetas:

Portugal perde em todas as frentes

Portugal nos Sub 21 foi esta Quinta Feira derrotado pela Itália, na decisão por grandes penalidades, depois de um empate a zero bolas no final do prolongamento. Com Portugal a falhar duas grandes penalidades, a Selecção lusa não estará em 2008 em Pequim, ocupando os italianos a última vaga ainda em aberto para as selecções europeias.


Em Hóquei Patins Portugal tambem foi de patins dos quartos de final ao perder com a suiça por 3-2, Portugal jogará agora com o Brasil para o 5 ao 8 lugar....

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sesimbrenses a caminho do futebol Inglês

Os Gémeos sesimbrenses Marco (ex-Guijuelo) e Flávio Paixão (Ex-Villanovense), que na presente temporada actuaram na 2ª Divisão B Espanhola, onde apontaram nove e dez golos respectivamente, irão actuar em Inglaterra na próxima temporada.
O Watford, formação relegada esta temporada à Championship League (correspondente à II Liga Portuguesa), será o Clube que os jovens sesimbrenses irão representar na temporada 2007/2008.
Os jovens atletas, de 22 anos, formados no GD Sesimbra e que passaram pelo FC Porto «B», chegam desta forma a um dos campeonatos mais competitivos e emociantes da Europa

Etiquetas:

Jornadas medievais regressam ao Castelo de Sesimbra


Depois do sucesso da primeira edição, as Jornadas Medievais regressam ao Castelo de Sesimbra nos três primeiros sábados de Julho. A viagem à Idade Média inicia-se no dia 7, com um concerto do grupo português Introitus, na Igreja do Castelo de Sesimbra.
Os sons medievais voltam a 14, com Banchetto Musicale Lusitania, e uma semana depois, no dia 21, às 20.30 horas, o grupo Strella do Dia desce à vila de Sesimbra para uma animação de rua.
Às 22 horas, novamente na Igreja do Castelo, actua o grupo espanhol Veneranda Dies Ensemble , e a encerrar o programa, nova animação da Strella do Dia, no adro da Igreja.
Durante as Jornadas vai ser aberta ao público a Torre de Menagem.
A organização volta a estar a cargo da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Castelo e os objectivos mantém-se: valorizar e divulgar a cultura, a história e o património do concelho. De referir que este ano a Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito entre a vila e o Castelo.


PROGRAMA



7 de Julho
22h
Concerto
INTROITUS (Portugal)
Igreja do Castelo de Sesimbra


14 de Julho
22h
Concerto
BANCHETTO MUSICALE LUSITANIA (Portugal)
Igreja do Castelo de Sesimbra


21 de Julho
17.30h
Abertura ao público da torre de mena gemcom informação sobre a his ória do castelo
Castelo de Sesimbra
20.30h
Animação de Rua
STRELLA DO DIA (Portugal)
Marginal de Sesimbra
22h
Concerto
VENERANDA DIES ENSEMBLE (Espanha)
Igreja do Castelo de Sesimbra
23h
Animação de Rua
STRELLA DO DIA


TRANSPORTE

A Câmara Municipal de Sesimbra disponibiliza transporte ida e volta em autocarro, entre a vila de Sesimbra e o Castelo.Partida: às 21.30h junto aoPosto de Turismo, Largo da Marinha, Sesimbra

"Conversas na Capela" esta sexta-feira, 22 de Junho, na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, em Sesimbra

A Capela do Espirito Santo dos Mareantes recebe esta sexta-feira mais uma sessão de "Conversas na Capela".

“Usufruir vs Conservar – A Dinâmica do Património Cultural” será o tema abordado, a partir das 21:30h, segundo informações da Câmara Municipal de Sesimbra.

Luís Ferreira será o orador da palestra. O arqueólogo da Câmara Municipal, mestre em arte, património e restauro, irá abordar vários temas ligados à salvaguarda e valorização do património cultural edificado do concelho.

Iniciados do Sesimbra vão tentar chegar ao título Nacional de Hóquei em Patins este fim de semana

Acontece dias 22, 23 e 24 de Junho no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão o “Apuramento de Campeão Nacional de Iniciados” de hóquei em patins.

O conjunto Sesimbrense, liderado pelo Treinador Mário Rui Conceição, está a fazer história no Clube, sendo a 1.ª vez que uma equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Sesimbra, vai lutar por um título Nacional da categoria em disputa.

Depois de ter vencido com distinção o Distrital da Associação de Patinagem de Setúbal, e após passar também a 1.ª Fase do Nacional, o Sesimbra conseguiu na 2.ª Fase passar, em conjunto com o Benfica, ao Apuramento de Campeão.

O Grupo Desportivo de Sesimbra conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra e das Juntas de Freguesia de Santiago e do Castelo, nesta sua deslocação a Vila Nova de Famalicão no próximo fim de semana.

II Circuito Nacional de Futebol de Praia 2007 - Distrito de Setúbal

A Associação de Futebol de Setúbal vai levar a efeito mais um Campeonato de Futebol de Praia, cujo vencedor irá participar na Fase Final da Liga Nacional da Modalidade, que se realizará em Portimão.

O II Campeonato Distrital de Futebol de Praia é aberto a equipas federadas e não federadas e as inscrições estão abertas até ao dia 3 de Julho.

A 1ª fase do Torneio está marcada para 7 e 8 de Julho na praia de Sesimbra e na praia do Tarquinio, na Costa da Caparica.

Mais informações sobre o Circuito Nacional de Futebol de Praia 2007 – Distrito de Setúbal e o processo de inscrição em www.icfutpraia.com ou www.afsetubal.pt

SAD do Vitória de Setúbal alvo de penhora

Vários bens do V. Setúbal SAD, foram penhorados na sequência de uma dívida reclamada pelo jogador Kassumov. A execução da penhora foi confirmada à agência Lusa por Paco Moreno, empresário e responsável da empresa que representa o jogador. Um dirigente do V. Setúbal garante que o clube não foi notificado.
«Foram penhorados o autocarro, artigos de escritório, material informático e os passes de cinco jogadores», afirmou Paco Moreno, principal accionista da empresa espanhola Acessoriamento Deportivo. A dívida em causa tem cerca de nove anos, é relativa a direitos de imagem de Kassumov e já ascende a mais de 400 mil euros.
Ronald Garcia, vice-presidente do V. Setúbal, garante que o clube nunca foi notificado da penhora. Lembra ainda que chegou a haver um princípio de acordo com o empresário espanhol, o qual não foi cumprido porque o clube teve de fazer frente a outras obrigações.
«Já pagámos ao Fisco e à Segurança Social e, assim que tivermos disponibilidade financeira, iremos também pagar esta e outras dívidas», afirmou Ronald Inácio: «Ainda não sei exactamente quais poderão ser as consequências, mas espero que tudo se resolva.»

Governar pelo povo e para o povo

A grandeza de uma terra não se mede pelo tamanho dos edifícios, pelo cimento e pelo seu orçamento. A grandeza de uma região mede-se pela cultura do seu povo.
Nunca Sesimbra teve um vida cultural tão activa como nos últimos tempos. Para isso contribuiu a vontade política da autarquia e de alguns responsáveis por juntas de freguesia que, com uma atitude louvável, deram a importância devida a essa vertente da vida social. E nos dias que correm, não é habitual vermos a classe política ter este tipo de preocupações e prioridades. Ao invés disso, a nível nacional temos responsáveis políticos que governam por mero vaidosismo, egoísmo e em nome de interesses mais obscuros ou meramente financeiros. Outra coisa distinta dessa corja, é o verdadeiro espírito de missão com que uma ínfima parte da classe governante encara a responsabilidade do cargo.
Porque é preciso dizer bem do que está bem e não apontar apenas os defeitos de qualquer governação, o povo de Sesimbra pode orgulhar-se do seu novo Cine-Teatro João Mota e da programação de excelência que essas instalações têm recebido em diversas areas; do reestruturado Espaço Zambujal e das diversas iniciativas que por lá se têm vindo a concretizar; da vivacidade, bom gosto e modernidade cultural imposta na freguesia do Castelo ou de Santiago, sem esquecer o, sempre presente, Auditório Conde de Ferreira ou da, sempre dinâmica, Biblioteca Municipal.
Não é preciso tanto dinheiro quando há imaginação, competência e verdadeira vontade de servir o povo, com qualidade. A cultura, é um pilar fundamental do desenvolvimento de qualquer sociedade moderna.

De Setubal para Lisboa

Parece estar a nascer agora um novo debate nacional!!! As portagens à entrada dos grandes centros urbanos como já se faz em algumas capitais europeias. Lembro-me aqui do povo que diz «com o mal dos outros posso eu bem»! Portugal não pode ter esta pretensão de seguir a matriz de países de outra dimensão e grau de desenvolvimento, sob pena de se tornar o novo-rico da «sociedade das nações». No sentido restrito do assunto em causa, diria que não temos o mesmo sistema de transportes ou, no sentido lato, afirmaria que, do mesmo modo, também estamos longe do padrão social desses países que tentamos agora imitar. O esforço não é igual para todos e se o governo optar por estas medidas, ditas ambientais, para impedir a entrada de veículos com toda a sua poluição nos grandes centros urbanos, parece que não conseguirá mais do que estratificar melhor as suas camadas sociais. As portagens à entrada dos grandes centros urbanos em Portugal poderão vir a ser na realidade portagens para passar de uma camada social para outra. Uns, mais pobres, poderão achar impeditivo o preço para entrar com o seu carro utilitário numa cidade, enquanto a outros, mais ricos, não fará qualquer diferença no orçamento, o pagamento de mais esta ou aquela portagem para entrar no mesmo centro urbano. Este é o tipo de acasos competitivos das economias de mercado modernas, em que não há obviamente qualquer preocupação ambiental ou social.
A classe governante não se pode esquecer que, como exemplo, hoje em dia já há milhares de automobilistas que pagam todos os dias para irem trabalhar diariamente para Lisboa, usando as duas pontes existentes, atravessando as portagens da A2, ou fazendo a travessia do tejo nos cacilheiros.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mundial de Hóquei Patins

Continua esta 3ª Feira o Campeonato do Mundo com a realização da 3ª jornada.

Brasil - Colombia 6-2
Angola - Holanda 7-0
Itália-Andorra 3-1
França - Moçambique 4-2
Argentina -Chile 6-0
Espanha - Alemanha 4-0
Suiça - Inglaterra 5-2
Portugal -USA 11-0

Acordo para Pacto Territorial e Diálogo Intercultural assinado esta tarde

Dezanove entidades assinaram esta tarde, na Quinta do Conde, o "Acordo para a Consolidação do Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural de Sesimbra e respectivo Espaço Cidadania".
Câmara Municipal de Sesimbra; Juntas de Freguesia do Castelo, Santiago e Quinta do Conde; Estabelecimentos de Ensino do Concelho; Centro de Formação Arrábida; Centro de Saúde de Sesimbra; Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas; Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural; Câmara Municipal do Seixal; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Rede Europeia Anti Pobreza e Instituto de Emprego e Formação Profissional, foram as entidades que com este acordo assumem o compromisso de parceria para este novo Pacto Territorial de apoio a comunidades migrantes.
Nesta tarde, foi também inaugurado o Espaço Cidadania, numa das lojas do Mercado da Quinta do Conde, onde se irá concentrar as informações necessárias a estas comunidades.

Inicio da nova época já tem datas na A.F. Setubal

A AF Setúbal divulgou já as Datas de início das diversas competições, no que à próxima temporada diz respeito .
Futebol 11
23 de Setembro - Campeonato Distrial da 1º Divisão - Seniores
28 de Outubro - Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Seniores
Futsal
29 de Setembro - Campeonato distrital da 1º Divisão - Seniores
27 de Outubro - Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Seniores

Verão no Espaço Zambujal


O Verão aproxima-se, e com ele o calor e a vontade de fazer actividades diferentes.
O Espaço Zambujal vai poder proporcionar um leque variado de ateliers, sessões de Cinema e Horas do Conto, bem como outro tipo de actividades divertidas e muito aliciantes, dirigidas a crianças com idades entre os 5 e os 12 anos.
O programa e as restantes informações encontram-se na edição de Junho do Boletim Castelo Júnior e também no Espaço Zambujal.
Todos os interessados podem sempre dirigir-se a este local para obter mais informações.

Luis Taklin apresenta o seu primeiro trabalho no Cineteatro João Mota

O músico sesimbrense, Luis Taklin, apresenta no próximo sábado o seu primeiro trabalho de originais - "Nas nossas mãos" -, num concerto a ter lugar no Cineteatro João Mota, em Sesimbra.
Este novo CD, conta com dez músicas originais, que ao longo de já vasta carreira de Luis Taklin, nunca tinham anteriormente sido editadas.
A edição deste CD, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago, disponibiliza ainda uma faixa de vídeo, com o tema que dá nome ao albúm ("Nas nossas mãos").

Um espectáculo a não perder, com entrada gratuita no CineTeatro João Mota.

Os CD´s encontram-se á venda, a partir da próxima semana, nas instalações da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago e Espaço Zambujal.

Câmara Municipal de Sesimbra promove campanha de distribuição de cal à população

A Câmara Municipal de Sesimbra volta a promover a habitual campanha de distribuição de cal e pincéis pela população, com vista à requalificação dos núcleos antigos do concelho.

Cada munícipe tem direito a 10 quilos de cal e um pincel, e as entregas são feitas todas as sextas-feiras, entre 2 de Julho e 31 de Agosto, nas instalações da Rua Amélia Frade, em Sesimbra.

Novo regime de restauração e bebidas admite abertura se houver atrasos no alvará e na licença de utilização

A abertura ao público de estabelecimentos de restauração e bebidas vai ser possível se houver atrasos na emissão de alvará e licença de utilização e o local estiver pronto a funcionar, mediante compromisso de honra do proprietário.

De acordo com o novo regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, publicado hoje em Diário de República, admite-se a possibilidade da abertura ao público do estabelecimento mediante a responsabilização do dono do local sempre que os prazos para concessão do alvará (30 dias) ou da licença de utilização (20 dias) sejam ultrapassados.

Para tal, o proprietário deverá enviar à câmara municipal, com cópia para a Direcção-Geral das Actividades Económicas, uma declaração prévia onde comunica a intenção de abrir ao público e assume a responsabilidade de que o estabelecimento cumpre os requisitos adequados ao exercício da actividade.

O diploma insere-se no objectivo de agilização de licenciamento de estabelecimentos de turismo e o Governo espera conseguir, com a introdução da declaração prévia, operacionalizar o registo obrigatório dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

O novo decreto-lei entra em vigor dentro de 30 dias.

Assembleia Municipal de Sesimbra reúne sexta-feira, 22 de Junho

A Assembleia Municipal de Sesimbra reúne em sessão extraordinária esta sexta-feira, 22 de Junho.

A sessão tem lugar no Auditório Conde Ferreira, a partir das 21:30h, e tem como ponto único "a saúde no concelho de Sesimbra".

Até 22 de Junho - Recicle as suas radiografias

A AMI promove, até 22 de Junho, a 12.ª Campanha de Reciclagem de Radiografias.

Para contribuir basta deixar as suas radiografias com mais de 5 anos, ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.

Cada tonelada de radiografias dará origem a cerca de 10Kg de prata, contribuindo para aumentar as 700 toneladas recolhidas desde 1996.

A venda da prata vai ajudar a AMI a responder humanitariamente em vários pontos do mundo e a melhorar a assistência que é prestada nos Centros Porta Amiga em Portugal.

Yoga chega às Praias de Sesimbra no mês de Julho

O Centro de Yoga – Sesimbra, privilegiando o bem estar de toda a população residente e turistas de férias, vai promover a iniciativa “Yoga na Praia”. Um evento que se tem revelado de grande sucesso com uma larga afluencia de banhistas durante os últimos dois anos.

Esta iniciativa visa dar a oportunidade a todas as pessoas de experimentar uma aula de Yoga na praia, gratuita, aliviar o seu stress e aproveitar as férias gozando de um momento extraordinário de bem estar junto à natureza através dos exercícios do Yoga.

As aulas decorrerão durante todo o mês de Julho na Praia da Califórnia às quartas feiras às 9:30h da manhã e às sextas às 19.h

Atleta do Clube Naval Sesimbra brilha nos campeonatos internacionais na Alemanha

O atleta de canoagem do Clube Naval de Sesimbra, Guilherme Cabral, que representa a selecção nacional nos campeonatos internacionais, que se realizaram este fim de semana em Bochum, na Alemanha, teve uma boa prestação tendo conseguido alcançar o 4º lugar nos 1000 m e um 5º lugar nos 500 m na categoria de K2.

Nestes campeonatos estiveram presentes os melhores canoístas da Europa, no âmbito de um programa com vista ao apuramento dos atletas nacionais que representarão a equipa nacional nos Jogos Olímpicos de Pequim -2008.

Criam-se assim boas perspectivas para o jovem atleta do Clube Naval de Sesimbra de atingir um dos patamares da canoagem mundial.

Orçamento Participativo de Sesimbra, próxima sessão acontece esta noite na Aldeia do Meco

A Escola Básica 1 de Aldeia do Meco recebe hoje, às 21:30h, mais um foro territorial no âmbito da discussão do Orçamento Participativo do Município de Sesimbra para 2008.

Na sessão de hoje será eleito um delegado e serão recolhidas mais algumas sugestões da população relativamente à aplicação da verba de 500 mil euros.

O encontro do executivo com a população acontece a partir das 21.30h, na Escola Básica 1 na Aldeia do Meco.

Sesimbra sonha ser campeão de iniciados

Vai decorrer nos próximos dias 22, 23 e 24 de Junho no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão o “Apuramento de Campeão Nacional de Iniciados” de hóquei em patins da presente época de 2006/2007.
Pela primeira vez no hitorial do clube sesimbrense, uma equipa de iniciados vai lutar pela conquistar o titulo .

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Campeonato Mundial - Montreux 2007

Esta a decorrer o Campeonato Mundial de Hóquei Patins em Montreux .
Resultados dos jogos da 2ª Jornada

França-USA 6-2
Brasil-Alemanha 5-3
Angola-Chile 2-0
Argentina-Holanda 9-0
Espanha-Colombia 8-1
Itália-Inglaterra 6-4
Suiça-Andorra 1-0
Portugal-Moçambique 7-4

Iniciados do GD Alfarim sobem de Divisão


Em jogo da 6ª e última jornada do Distrital da 2ª Divisão - Fase Final, os Iniciados deslocaram-se a Almada, onde venceram a formação almadense por 2-1, garantindo desta forma a subida à I Divisão Distrital na companhia do Palmelense.Os golos decisivos da equipa orientada por Ricardo Dias foram apontados por Bruno Carvalho e Miguel Mendonça.
Fecha assim com chave de ouro, uma época desportiva de elevada qualidade, onde o Alfarim conseguiu colocar três equipas jovens a disputar as Fases Finais das respectivas categorias (Juvenis, Iniciados e Infantis).
Em Infantis «A», e em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final, o Alfarim recebeu a formação do Fabril, perdendo por 5-0

Etiquetas:

Campeonato Nacional de Hóquei Patins

Decorreu este fim de semana, mais uma jornada do CN 2ª divisão poule A

16ª Jornada
Nafarros - Entroncamento 10-5
Maritimo - Cascais 4-7
Oeiras - Sp Tomar 7-5
Boliqueime - Santa Clara 3-2
Alenquer - Sesimbra 2-0

Jogo em atraso da 14ª Jornada
Sesimbra - Santa Clara 6-2

continua no comando, após esta jornada o Alenquer e Benfica com 42 pontos em segundo lugar está o Cascais com 40 pontos.

Dupla do Distrito campeã da Europa

A dupla barreirense Álvaro Marinho/Miguel Nunes tornou-se campeã da Europa, no campeonato que decorreu na Grécia, o qual dominaram. A última regata foi, aliás, a mais espectacular, pois os portugueses não podiam permitir que os franceses Nicolas Charbonnier e Olivier Bausset conseguissem pontuar, de forma a alcançarem o título de Campeão da Europa da classe 470, o que acabou por acontecer.

Etiquetas: