Rádio Sesimbra FM - 103.9 MHz FM

Blog não oficial da Rádio local de Sesimbra


Fotos: Nuno Silveira Ramos, Rádio Sesimbra FM, Sofia Mendes

... Estamos a trabalhar no novo Blog da sua Rádio...

Rádio Web - Voz Desportiva - visite-nos!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Posto da GNR de Alfarim

Depois de um periodo de quase seis meses a encerrar às 17 horas para que fosse possível colocar mais uma patrulha nas ruas, o Posto de Alfarim voltou ao seu horário normal.
Dado o reforço sazonal que se verificou, em termos de efectivos, para assegurar a época balnear, os postos de Sesimbra e Alfarim foram reforçados e estão agora a funcionar na sua plenitude.

Segundo informações do Comandante Interino da Guarda Nacional Republicana de Setúbal, o projecto que estava em prática, de encerrar o posto às 5 da tarde e consequentemente colocar mais uma patrulha nas ruas foi bastante positivo e com resultados práticos. No entanto, uma vez que o concelho recebeu recentemente mais militares é benéfico voltar a abrir o posto de Alfarim 24 horas e também aumentar as patrulhas de rua.

Para esta época balnear, o Major Tavares Belo garante que os efectivos estão prontos para qualquer eventualidade e, acima de tudo, estão muito atentos.

Relativamente aos turistas e visitantes, o Comandante do Grupo de Setúbal da GNR aconselha a que moderam a euforia própria das férias e só assim se evitam excessos que podem causar problemas.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Fogo extinto na Arrábida

04 Jul (Lusa) - O incêndio que lavrou durante a tarde na zona de São Pedro de Alcube, Serra da Arrábida, Setúbal, foi dado como circunscrito às 17:22, duas horas depois do seu início e após consumir zonas de Parque Natural, disse fonte dos bombeiros. Quase uma centena de bombeiros estava às 17:30 a proceder a operações de rescaldo, apoiados por 26 veículos e 2 helicópteros, de acordo com o site da Protecção Civil. O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, Mário Macedo, declarou à Lusa que o combate ao fogo foi "dificultado pelo vento forte" e por estar a lavrar "numa zona de difícil acesso". A mesma fonte adiantou que nenhuma habitação esteve em perigo no período em que o incêndio esteve descontrolado. O incêndio lavrou a poucas centenas de metros da Estrada Nacional 10, que liga Setúbal a Azeitão.

Rotary Clube de Sesimbra inicia novo ano com novo Presidente

Depois de Carlos Vidinha é a vez de Manuel Augusto Santos tomar a responsabilidade da presidência do Rotary Clube de Sesimbra.
O clube terminou um ano rotário repleto de iniciativas entre as quais se contam a entrega de 70 bolsas de estudo, a realização de um seminário sobre ambiente e recursos hídricos e a inauguração da Universidade Sénior.
Carlos Vidinha deixa a presidência do Rotary com "sentido de dever cumprido" apesar de não ter conseguido finalizar um dos projectos a que se propôs que era "a edição de um boletim informativo".
A suceder a Carlos Vidinha cabe agora a Manuel Santos continuar o trabalho que se tem desenvolvido no Rotary de Sesimbra. O novo presidente garante que "a palavra de ordem será a de continuidade".
O lema para o novo ano rotário que agora começa é “Rotary com partilha”, uma escolha a nível mundial e que se enquadra no espírito dos clubes rotários portugueses.

Freguesia de Santiago comemora 471 anos de existência

A Freguesia de Santiago está a comemorar os seus 471 anos de existência, com um vasto programa que inclui espectáculos musicais, exposições, momentos infantis e actividades radicais.
O Programa das Festas de Santiago teve início no passado dia 1 de Julho e até 15 de Agosto muitas são as iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia.

Esta sexta-feira, o Largo José António Pereira recebe, às 22h, a iniciativa “Um café e um Poema – Venham mais Quatro”, com Cagica Rapaz, Pedro Martins e Reinaldo.

No sábado, é a vez do teatro com a Capela do Espírito Santo a receber, às 22h, a peça “Rainha do Chá” pela Companhia de Teatro de Cascais. Uma peça que tem como protagonistas as actrizes Fernanda Neves e Teresa Côrte Real.

Paralelamente está patente, até 15 de Julho, no Clube Sesimbrense, a Exposição de Pintura “Pedacinhos de Praia”, de Maria Margarida Barral. No Átrio da Biblioteca Municipal de Sesimbra pode também visitar a Exposição de Pintura “Outros Olhares” de Joaquim Santos Diogo, patente até 14 de Julho.

Destaque ainda para a Exposição Virtual, de João Manão, para ver na internet, no site da Junta de Freguesia de Santiago, em www.jf-santiago.pt.

As Festas de Santiago acontecem em Sesimbra até 15 de Agosto.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Está ultimado o Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra e brevemente será implementado

"O Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra está ultimado e irá articular as diversas actividades do porto, sendo a da pesca a mais importante, mas não esquecendo as de lazer, a náutica de recreio, a maritimo turistica as oficinas e os estaleiros navais entre muitas outras". A informação foi avançada pelo Eng Carlos Lopes da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) que garantiu que o Plano "irá ser apresentado muito em breve a toda a comunidade Sesimbrense".
Palavras proferidas pelo presidente da APSS durante o jantar de entrega de prémios do 8º Troféu de Pesca ao Espadarte “José Pinto Braz” que decorreu no fim de semana em Sesimbra. Mais uma vez a organização deste evento esteve a cargo do Clube Naval de Sesimbra que recebeu para competição 5 equipas sesimbrenses.
Este ano, apesar do reduzido número de participantes, uma das ausências mais notadas foi mesmo a do peixe. Lino Correia lamenta "que não tenho sido encontrado nenhum espadarte mas o objectivo de reavivar a memória do Sesimbrense José Pinto Braz, esse foi conseguido".
Dado que não foi encontrado nenhum espadarte neste 8º Troféu, os vencedores foram encontrados com recurso a sorteio. Foram escritos os nomes das equipas participantes e coube ao Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra retirar os papéis com o nome de cada um. Assim se encontraram os vencedores deste 8º Troféu de Pesca ao Espadarte em Sesimbra.

Surf Clube de Sesimbra organiza clínicas de Surf, Bodyboard e Skimboard

O Surf Clube de Sesimbra (SCS) está a organizar clínicas de verão nas modalidades de Surf, Bodyboard e Skimboard.
Até Setembro vão decorrer vários cursos, com 3 a 5 dias de duração, e que, segundo Nuno Fachada, responsável do SCS, " servem de complemento às actividades da escola".
As inscrições estão abertas na sede do Clube, sita na Rua Navegador Rodrigues Soromenho, e cada aluno deverá fazer a sua inscrição uma semana antes do início do curso que quer frequentar, sendo que cada um terá um máximo de 8 participantes. Nuno Fachada salienta que "o preço dos cursos varia conforme a duração do mesmo e incluem transporte e material".
Destinadas a todas as idades, as clínicas de verão do SCS permitem ainda angariar novos atletas para as modalidades de Surf, Bodyboard e Skimboard.
Até sexta-feira (6 de Julho) está a decorrer, entre as 15h e as 18:30h, o Curso Surf I e também o Skim I, que acontece das 9h às 12:30h.
A partir de 9 de Julho tem início a clínica Surf e Skim II, no mesmo horário.
Mais informações em www.scs.pt

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Sismo sentido no distrito Setúbal

Instituto de Meteorologia informa que no dia 01 / 07 / 2007 pelas 20:03 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.2] (escala de Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 280 km a W do Cabo de S. Vicente.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na zona de Lisboa e Setubal.
Foi ainda sentido com menor a intensidade ao longo da Costa Ocidental.

Etiquetas:

Gentes da nossa Terra

Mais um motivo de orgulho para Sesimbra.

Dá voz há muitos anos ao carnaval, canta e encanta com os seus sambas, mas há muito que, com a sua música, ganhou o apreço dos sesimbrenses.
Finalmente teve a possibilidade de registar para a posteridade um CD, com canções que falam de amor e amizade.
Deste modo é com satisfação que podemos ver e ouvir os sucessos de mais um filho da terra, num CD muito pessoal.
"Nas nossas mãos", é assim o primeiro trabalho discográfico de Luís Taklim. Um CD à venda nas Juntas de Freguesia de Santiago e Castelo, no Espaço Zambujal, Posto de Turismo e Biblioteca Municipal de Sesimbra. Sem fins lucrativos e ao preço simbólico de 5 €.

A não perder a entrevista com Luís Taklim na edição de Junho do Jornal de Sesimbra.

Sónia Faria Lopes